O que fazer em Bonito

mergulhando em bonito

Quer saber o que fazer em Bonito, o paraíso do ecoturismo do Brasil?

Você vai se deparar com águas cristalinas, cachoeiras exuberantes, grutas instigantes, vegetação de cair o queixo e muita vida selvagem.

Nesse sentido, para amantes da natureza e de uma boa aventura, a região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das melhores experiências de viagem no Brasil.

Antes de tudo, saiba que Bonito só se tornou um destino do ecoturismo graças à preservação ambiental e aos protocolos de segurança das atividades. Afinal, quem não gosta de visitar uma cidade tão rica em sua fauna e flora tão bem preservada?

A propósito, um desses protocolos inclui um número reduzido de visitantes para cada grupo de atividade. Assim, todos aproveitam as belezas desse lugar e Bonito continua bonito o ano todo!

São grutas, flutuações, banhos de rio, passeio de bote, contemplação – e tudo isso em uma água totalmente límpida e transparente.

Destaco aqui, alguns dos principais passeios que estão em ordem alfabética.

Abismo Anhumas

abismo anhumas bonito

É uma aventura para o interior de uma caverna, a 23 km do centro de Bonito/MS. Ela foi descoberta por um peão de fazenda nos anos de 1970 e está aberta ao turismo desde 1999.

A aventura se inicia com a descida de 72 metros até o interior da caverna, com um visual exuberante. Para contemplá-la, sempre sob orientação de monitores capacitados, a descida é realizada através do rapel elétrico.  Já na caverna, você faz um passeio de bote, no qual fica sabendo tudo sobre as formações rochosas. Caso queira ainda mais aventura, você pode escolher entre a flutuação ou o mergulho de cilindro em águas cristalinas, observando diversos espeleotemas como cones, estalactites e estalagmites. 

Aquário Natural de Bonito

Sua localização é na Baía Bonita, uma deslumbrante reserva ecológica repleta de peixes e com águas cristalinas. Você encontrará um visual surreal enquanto caminha por mais de 1000 metros entre a mata ciliar e a flutuação no Aquário Natural. Você também poderá fazer tirolesa e contemplar a natureza subaquática colorida. Além disso, caso o seu roteiro seja curto, experimente aliar os passeios no Aquário Natural com o Eco Park. 

Balneário do Sol – O local possui uma rica estrutura, incluindo quiosques, churrasqueiras, restaurante e quadras esportivas. A diversidade de peixes impressiona, por lá você conhece o famoso Piraputanga, peixe símbolo de Bonito, além de Curimbas e Dourados. Somado a isso, a beleza cênica do balneário convida para muitas fotos, ainda mais se acompanhado dos animais da região, como macacos e búfalos.

 

Balneário Ilha Bonita – Localizado às margens do Rio Formoso, esse Balneário é a oportunidade perfeita para acompanhar peixes de variados tamanhos que aparecem com o toque de um sino. Aqui você encontra um boa infraestrutura, como restaurante, quiosques, quadra de vôlei, cinco trampolins, duas tirolesas, além de trilhas e cachoeiras.


Balneário Municipal de Bonito
– Diferente das outras atrações em Bonito, o Balneário Municipal permite a visita sem guia de turismo e com duração livre. O Balneário também engloba as águas cristalinas do Rio Formoso e dispõe de boa estrutura, como sanitários, sorveteria, restaurante e quadra de vôlei de areia. Dá para desfrutar de tudo o que o balneário oferece em um dia, relaxar e admirar os peixes. Caso você não saiba o que fazer em Bonito em um roteiro de 1 ou 2 dias, reserve pelo menos a manhã do primeiro dia nessa área de lazer ao ar livre.


Balneário Nascente Azul
– As diversas atrações disponíveis no Balneário Nascente Azul chamam bastante atenção de quem visita Bonito. Entre os atrativos, há paisagens lindíssimas com uma grande diversidade de peixes, aves e plantas que emolduram o cenário paradisíaco. Há também piscina ecológica, praia com quiosque e banhos de cascata na Praia da Capela, onde você poderá usar as espreguiçadeiras, brincar de tirolesa e usar os serviços de bar e restaurante.

 

Balneário Refúgio da Barra – é uma atividade imersiva pelas belezas naturais de Bonito, onde você poderá relaxar, recarregar as energias e praticar a flutuação. É possível fazer um day-use em um dos trechos mais cristalinos do Rio Formoso, com um atendimento mais exclusivo, graças ao número limitado de visitantes.  Ao todo, são dois decks dividindo uma área de 200 metros e um espaço pensado para ser acessível para quem tem problemas de locomoção. Somando aos atrativos do local, como flutuação e stand-up paddle por um trecho de 600 metros, há também um restaurante com um delicioso cardápio regional.

 

Barra do Sucuri – É um passeio de barco por 1.300 metros que leva você até o deck principal com o objetivo de fazer a flutuação na Barra do Sucuri em suas águas verde-esmeralda. Você também irá admirar o encontro entre o Rio Formoso e o Rio Sucuri, além da rica fauna e flora de Bonito. Só preste atenção para não confundir a Barra do Sucuri com a flutuação no Rio Sucuri, uma vez que este último contempla a nascente do rio.


Bio Park Bonito
– é um local especializado no abrigo de fauna silvestre, cuja prioridade é a saúde e o bem-estar dos animais que estão ali protegidos. São 6 hectares do abrigo ecológico, com percurso de aproximadamente 700 metros.


Boca da Onça
– é uma atividade de trilha e cachoeira localizada na cidade de Bodoquena que é vizinha de Bonito. Lá você encontra o maior rapel do Brasil para os aventureiros de plantão, e está incluído o café da manhã e o almoço. Conheça as modalidades de passeios abaixo:

  • Trilha Adventure – O visitante percorre 4 km de trilha com 08 cachoeiras, sendo 4 paradas de banho. Além disso, durante a caminhada, é possível se deslumbrar com a rica fauna e flora da região da Serra da Bodoquena, e conhecer o cenário surreal do Buraco dos Macacos.
  • Trilha Discovery – O passeio começa com muita adrenalina, já que para acessar esse paraíso é preciso descer uma serra com pontos íngremes (somente veículos reduzidos e traçados conseguem). Muita emoção para aqueles que buscam um verdadeiro turismo de aventura na Boca da Onça. 

Com tantas atrações no mesmo local, a dica é dedicar um dia inteiro para contemplar e curtir as atividades e as piscinas naturais da Boca da Onça. – compre o seu ingresso aqui

 

Boia Cross Bonito – é uma das atividades radicais que você pode realizar em 3 locais diferentes, e cada uma delas com a sua própria característica, que são no Parque Ecológico Rio Formoso, no Hotel Cabanas e no Eco Park Porto da Ilha. O atrativo conta com várias atividades de aventura, entre elas o passeio de Bote, o Bike Boat e o Stand Up. Além disso, as boias individuais fazem um percurso de 300 metros, passando por corredeiras do Rio Formoso.

 

Bosque das Águas – É um balneário com seis decks e acesso estratégico ao Rio Formoso, conta com uma infraestrutura rústica, equipe qualificada e natureza por todos os lados.

 

Buraco das Araras – É a maior dolina da América do Sul com 100 metros de profundidade que serve como um verdadeiro abrigo para as araras vermelhas, uma beleza que realmente salta os olhos. Além das araras, também podem ser avistados o Pica-Pau Louro, o Surucuá-De-Barriga-Vermelha, o Papagaio Galego, o Falcão Relógio e a Gralha do Pantanal.

 

Cachoeiras do Rio do Peixe – Aqui você nada entre os peixes em um cenário paradisíaco. Assim como várias atividades em Bonito,  também é necessário caminhar pela mata ciliar, sendo o total de 2.000 metros de distância. Há sete paradas para banho, trampolim, plataforma de salto, cachoeiras e uma tirolesa. Atividades muito boas e relaxantes que vêm acompanhadas de uma das melhores atrações do lugar: a interação com animais da região, como araras e macacos que vivem na fazenda. 

 

Ceita Corê – É uma fazenda com excelente estrutura para você passar o dia. Acompanhada por um Guia Local, você faz uma caminhada pela mata e passa por várias passarelas, cachoeiras e pontos para banho. Em seguida, você conhece uma caverna inundada pela nascente do Rio Chapena e faz a flutuação em águas cristalinas. Inclui um belíssimo almoço típico do local que é servido na própria fazenda. Lindas paisagens, é um passeio para incluir no seu roteiro com certeza. – compre o ingresso

 

Eco Park Porto da Ilha – oferece Boia Cross, passeio de bote, caiaque e stand up paddle. As águas esverdeadas permitem um momento tranquilo de stand up, além de alguns saltos na água através de passarelas suspensas.

 

Estância Mimosa  – É uma trilha que passa por 9 cachoeiras propícias para banho, plataformas de salto, piscinas naturais e mirantes com vista para a Serra da Bodoquena. Evite ir à Estância Mimosa no período de chuvas (entre dezembro e março, justamente na alta temporada). Nessa época, as águas ficam mais turvas, impossibilitando admirar o seu visual cristalino e verde. – compre o seu ingresso aqui

 

Flutuação Nascente Azul – Flutuação entre os peixes nas deliciosas águas azuis após uma caminhada de mais de 1.000 metros pela mata ciliar e a Floresta de Bacuri. Isso representa mais ou menos meia hora de caminhada, mas é recompensada pelo visual das cachoeiras, do bosque de figueiras e das tufas de calcário. – compre seu ingresso aqui

 


Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata
– é um recanto ecológico onde você pode praticar a modalidade de flutuação, mergulho com cilindro, cavalgada e observação de aves. Chegando ao local, você recebe todo o equipamento necessário para começar a praticar a flutuação, monitorado por um guia. Para chegar ao Rio da Prata, você inicia uma trilha que leva cerca de meia hora para chegar ao deque, onde se dá início à flutuação. A nascente do Rio Olho d’Água impressiona com a quantidade populacional de peixes, assim como suas águas cristalinas. A transparência é graças ao calcário, muito abundante na região. Reserve para o mesmo dia outras atividades próximas, como o Buraco das Araras ou a Lagoa Misteriosa – compre o ingresso


Flutuação no Rio Sucuri
– é o cartão postal da cidade e uma das principais atrações de Bonito, muito conhecido por ter uma das águas mais cristalinas do mundo. A flutuação é  acompanhada o tempo todo por um guia que fica de barco. A correnteza do rio é suave e vai te levando por todo o percurso. É um dos passeios que recomendo muito. – compre o ingresso


Gruta do Lago Azul
– É uma das principais atrações de Bonito e que não pode deixar de fazer parte do seu roteiro de viagem.É uma atividade contemplativa e você entra na Gruta do Lago Azul por meio de uma escadaria íngreme com mais de 250 degraus. Além das formações rochosas admiráveis, o ponto alto desse atrativo é admirar as águas azuladas, cujo efeito é dado pela luz do sol que incide sobre o calcário no fundo do lago azul. É um local muito diferenciado, vale a pena conhecer. – compre seu ingresso aqui


Gruta do Mimoso –
 Você mergulha nas águas dentro de uma caverna escura com o auxílio de uma lanterna. É lindo demais, as águas são transparentes. A visão que você tem quando está mergulhando é tão nítida que parece que você está flutuando no ar e não na água. Assim como em outras flutuações, é necessário utilizar a roupa de neoprene, colete, papete e snorkel que é fornecido no local.


Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus)
– faz parte do Complexo de Grutas de Bonito e ocupa cerca de 50 hectares. Para chegar lá, é preciso caminhar por uma trilha suspensa de 5 metros de altura, alcançar a mata e continuar o percurso de 320 metros até a entrada da caverna. O ponto de partida é no Museu Cultural Kadiwéu. As formações geológicas são impressionantes e a gruta parece até uma catedral medieval gótica, só que essa foi moldada pela natureza.

 

Grutas de São Miguel – Todo o visual é tão fascinante que você se sente em um cenário de cinema! A caverna possui boa infraestrutura externa e salões internos para exploração. Uma dica: inclua em seu roteiro de viagem uma visita pelo Lago Azul, pois fica bem próximo de São Miguel. – compre seu ingresso aqui

 

Lagoa Misteriosa – Ela possui um grande mistério em torno de sua real profundidade. Sabe-se, no entanto, que são mais de 200 metros e que suas águas são muito cristalinas. Por lá, você faz flutuação e mergulho e se encanta pela beleza da Lagoa que é de um azul magnífico. Mas, antes de anotar essa atividade como parte do seu roteiro, é bom saber que a Lagoa Misteriosa é uma ótima atração somente na baixa temporada porque no verão o atrativo passa pelo fenômeno da proliferação das algas e fica impossível fazer flutuação e mergulho. – compre o ingresso aqui

 

Mergulho Rio da Prata – mergulho é com cilindro onde você vai se encantar com a variedade de peixes locais. Você não precisa saber nadar porque tem um treinamento e acompanhamento de guia para garantir a segurança na aventura aquática. – compre seu ingresso aqui

 

Parque das Cachoeiras – Se a sua intenção de viagem é focar nos lugares com cachoeiras, não ignore o Parque das Cachoeiras. Ao todo são sete pontos de banho, passarela de madeira com corrimão e contemplação da fauna e flora da região. Entre as sete cachoeiras, a última é conhecida como ponto de encontro de aventureiros por conta de uma tirolesa de 7 metros de altura qu acaba em uma piscina. Vale a pena conhecer todas elas, mas não se esqueça da roupa de banho.


Praia da Figueira
– Você pode até não acreditar, mas Bonito tem praia. A Praia da Figueira tem água doce, azulzinha e quentinha durante o ano inteiro e possui também uma lagoa. Além de toda a comodidade, como quiosques e wi-fi, quem vai a Bonito nadar na Praia da Figueira também pode praticar atividades radicais, como tirolesa e stand up paddle.


Serra da Bodoquena
– Fica há 70 km de Bonito, localizada no Parque Nacional Serra da Bodoquena, em uma área com reservas da Mata Atlântica e do Pantanal. Você fará trilhas e encontrará 8 paradas para banho de cachoeiras e ainda fará um passeio de bote pelo Rio Betione. O percurso é acompanhado por um guia.

Você curte as minhas dicas? Então já segue o @viajarsozinha50 no Instagram para acompanhar as minhas viagens em tempo real.